Ao longo da história, poucas armas de fogo foram criadas que transcendem a indústria do tiro e se tornam símbolos icônicos em todo o mundo. O Exército de Ação Única de Colt, o 1911 de John Browning, o AK-47 de Kalashnikov e o AR-15 de Stoner são apenas alguns exemplos raros desse fenômeno. Para a empresa alemã Heckler & Koch (HK), eles também tiveram a honra de contribuir para esta lista de elite de armas de fogo icônicas na forma da metralhadora MP-5. Esta “arma maravilhosa” do mundo tático é uma plataforma Parabellum de 9 × 19 mm operada por blowback retardado com um parafuso de rolete retardado. Seu uso amplamente versátil gerou mais de 100 variantes diferentes em todo o mundo. Uma vez que essa variação iludiu os atiradores por anos na forma de uma versão semiautomática da clássica pistola de ação de bloco de rolos intitulada SP5K. Este mês, analisamos este novo lançamento de HK, falamos sobre suas origens e descobrimos por que ele é tão procurado, ao comprar armas de fogo
hk-sp5k-1
Trampas correndo de perto e exercícios de proteção individual com o SP5K.
Origens de um favorito dos fãs
Desde que o MP-5 entrou em serviço pela primeira vez em 1966, esta submetralhadora leve e de calibre de pistola tem sido muito procurada por militares, policiais e colecionadores “informados” nessas comunidades. Em 1980, sua popularidade explodiria quando o MP5 foi apresentado a civis em todo o mundo por causa de seu uso na televisão ao vivo por comandos do SAS na Operação Nimrod. Durante esta ação militar, o SAS britânico invadiu a Embaixada do Irã em Londres, resgatando reféns e matando cinco terroristas. Depois, o HK MP5 era um nome familiar para os civis e as forças da lei que os protegiam. O MP5 rapidamente se tornou um pilar de unidades táticas especializadas de agências de aplicação da lei em países como os Estados Unidos desde então. Durante os próximos 20 anos, uma agência de aplicação da lei não sonharia em ter uma equipe tática como SERT, SRT, SWAT ou qualquer sigla que soasse melhor para chamar sua equipe para ajudar a obter financiamento federal, sem equipar seus operadores com o MP-5 .
hk-sp5k-6
Como acontece com qualquer arma de fogo que vê popularidade nos círculos policiais e militares, é apenas uma questão de tempo até que isso se traduza no mercado civil. A MP-5 estava firmemente enraizada nos corações dos entusiastas de armas em todos os lugares quando o filme de ação de Natal favorito de todos, DIE HARD chegou aos cinemas em 1988. Os proprietários de armas procuraram alto e baixo para encontrar uma versão civil do MP-5 sem sorte. Para alimentar essa demanda, a HK lançou duas versões semiautomáticas da plataforma MP-5 durante o início dos anos 1990. O HK94 em forma de rifle de cano de 16” e o SP89 em configuração de pistola. Essas duas armas de fogo eram populares entre os fãs civis de Hong Kong, mas infelizmente isso foi interrompido abruptamente durante a infame proibição de armas de assalto do presidente Clinton em 1993. Essa proibição, elaborada por políticos anti-armas incultos e desinformados, nomeou especificamente o HK94 e o SP89 entre as armas de fogo demonizadas pelos comparsas liberais do governo dos EUA na época.
Desde a expiração das proibições, vários clones chegaram ao mercado com algum sucesso e alguns fracassos. Grandes empresas como Black Ops Defense, Brethren Armament e Dakota Tactical produziram desde então algumas reproduções de alta qualidade usando peças autênticas de HK, enquanto alguns clones importados estrangeiros deixaram uma marca ruim na plataforma MP-5. Independentemente do sucesso dos outros, uma verdadeira versão semi-automática “HK” do MP-5 permaneceu na lista de desejos de todos.
Comentários
Postar um comentário