Unilever lança garrafas plásticas pretas com pigmento detectável
O plástico preto tem sido um pesadelo de longa data para os recicladores, já que as máquinas de triagem não conseguem detectá-lo, mas a gigante dos bens de consumo Unilever pode ter acabado de encontrar a resposta. É desenvolvido um pigmento preto detectável para seus produtos de cuidado capilar TRESemmé e sprays corporais Lynx., ao escolher uma lixeira nova
Atualmente, os plásticos pretos não são detectados por máquinas de classificação em instalações de reciclagem, porque eles usam luzes infravermelhas para detectar plásticos, e a luz é absorvida pelo plástico preto. A tecnologia de classificação não pode "ver" isso. O plástico preto é então rejeitado e marcado como resíduo. Isso geralmente significa que é enviado para aterro ou para o incinerador.
A solução pode ser usada em uma escala maior
A Unilever disse que realizou extensos testes com o pigmento, trabalhando em parceria com a entidade recicladora Recoup e as empresas de gerenciamento de resíduos Veolia, Suez, Viridor e Tomra. Os testes mostraram que, após pequenos ajustes em instalações de reciclagem, o novo pigmento preto foi detectado.
Um porta-voz da Veolia disse que os plásticos pretos eram invisíveis para suas máquinas de classificação, mas ela trabalhou com a Unilever para atualizar a tecnologia para que ela aceite o novo 'preto detectável'. Se um item for marcado como detectável, ele irá para uma instalação de recuperação para ser reciclado. Ele acrescentou que esta é a primeira vez que uma solução de alta tecnologia é aplicada a plásticos pretos e que a empresa está animada por ela poder ser implementada em uma escala muito maior.
Exige mais gigantes da indústria para inovar
Agora há apelos para que mais gigantes da indústria e empresas de reciclagem façam parcerias e inovem. A Unilever está definida para compartilhar sua experiência com outras pessoas na indústria, tanto no país quanto no exterior.
O presidente-executivo da Recoup disse que está pedindo a todos os fabricantes, marcas e varejistas que sigam os passos da Unilever e tornem todo o plástico reciclável.
O gerente geral da Unilever Reino Unido e Irlanda disse que há muito tempo a empresa trabalha em uma solução para o problema da reciclagem de plásticos. Ele acrescentou que a mudança para introduzir plástico preto detectável em suas garrafas TRESemmé e Lynx significa que irá remover cerca de 2500 toneladas de plástico do fluxo de resíduos. As novas garrafas de plástico pretas serão implementadas ao longo deste ano.
Comentários
Postar um comentário