Uma das partes mais importantes do planejamento e cumprimento do orçamento é entender as diferenças entre despesas fixas, variáveis e periódicas. Saber quais tipos de despesas você tem e como planejá-las pode ajudá-lo a administrar seu dinheiro de maneira mais eficaz e sair do carrossel de contracheque. Planilha para usar no planejamento de despesas fixas, variáveis e periódicas, ao estipular o Limite Inicial Cartão Pan
Despesas fixas
Essas são as despesas que você tem que não mudam mês a mês. Sua hipoteca ou aluguel, pagamento do carro e seguro são exemplos de despesas fixas. Eles podem variar um pouco de ano para ano (digamos, um aumento no aluguel), mas no geral você pode contar com eles para permanecerem os mesmos por pelo menos um ano de cada vez.
Despesas variáveis
Tal como o nome indica, estas são as suas despesas que variam de mês para mês e são provavelmente a maior categoria de despesas. Despesas variáveis incluem coisas como mantimentos, gasolina para seu veículo, utilitários, despesas de entretenimento e roupas. Ao controlar essas despesas ao longo do tempo, você pode ter uma ideia melhor de quanto está gastando a cada mês e se planejar de acordo. Os serviços públicos podem se tornar uma despesa fixa se o seu provedor de serviços oferecer um plano “equalizador”. Esses planos calculam a média de seu uso ao longo do tempo e cobram o mesmo a cada mês, em vez de aumentar durante os períodos de maior uso (pense nas contas de CA de verão em climas quentes).
Despesas periódicas
Essas são as despesas mais difíceis de planejar e as que têm mais probabilidade de pegá-lo de surpresa. Despesas periódicas incluem coisas como registro anual de veículos, grandes reparos de automóveis e presentes de Natal. Para coisas que você sabe que vão acontecer pelo menos uma vez por ano, reserve um pouco a cada mês para cobrir os custos. Por exemplo, defina uma quantia designada para gastar em presentes de Natal em janeiro, divida a quantia por 12 e reserve essa quantia a cada mês em uma conta de poupança dedicada apenas a esse propósito. No caso de despesas realmente inesperadas, como um grande conserto de um carro, uma conta poupança de emergência pode evitar que você tenha que cobrar no cartão de crédito. Se você ainda não tem uma conta poupança de emergência, isso deve inspirá-lo a abrir uma.
Se você precisar de ajuda adicional para planejar despesas fixas, variáveis e periódicas, nossa Calculadora de Despesas de Vida é uma ótima ferramenta. Também podemos ajudar com Aconselhamento de Crédito gratuito , que inclui um orçamento personalizado e plano de ação.
Comentários
Postar um comentário